domingo, 1 de junho de 2014

Crítica: Sucker Punch - Mundo Surreal


Excelente
Diretor(a): Zack Snyder
Duração: 110 min.
Elenco principal: Emily Browning, Abbie Cornish, Jenna Malone,  Vanessa Hudgens, Carla Gugino, Oscar Isaac.
Classificação: +16


Sinopse: Ambientando na década de 50, uma garota é internada em um sanatório pelo seu padrasto ganancioso, o qual pretende ser o único herdeiro da fortuna deixada por sua mãe. Dali em diante, ela passa a enfrentar terapias dolorosas, além da ameaça de que em 5 dias passará por uma sessão de lobotomia. Diante do medo, sua única saída será refugiar-se em sua própria mente, onde entrará em uma realidade imaginativa em que o sanatório é um bordel e suas amigas e ela necessitam passar por mundos diferentes e repletos de dragões, robôs, samurais e armamento pesado a fim de poderem escapar.


***

Foi uma grande coincidência eu saber da existência desse filme. Eu o assisti pela primeira vez quando passou na HBO, e nem sabia direito do que se tratava. Resolvi ver porque eu estava em busca de algo diferente, e acho que não poderia ter encontrado algo mais diferente do que Sucker Punch.


Bizarro, insano, maluco, violento, non-sense. Sucker Punch é uma mistura de ação, aventura, drama e fantasia. Com um início atormentador, o filme tem uma espécie de aura Rock'n Roll e sombria, abusando de tonalidades frias para representar os anos 50 e cores vivas para o "mundo da loucura". Esse contraste funciona excepcionalmente bem, distinguindo os dois mundos de uma forma inconfundível.  Através desse clima gotico, reforçado por alguns recursos um tanto peculiares (como, por exemplo, o fato de os homens do filme parecerem usar delineador), se desenrola uma história incomum e bem bolada. Sem dúvida, você terá que assistir o filme mais de uma vez para entender tudo o que ele tem para contar.

Emily Browning, a atriz que interpreta Baby Doll (a "personagem principal") consegue dar conta do recado ao dar vida à garota que perdeu seus familiares e "ficou maluca"(depois que você assistir o filme prestando muita atenção, vai perceber o motivo dessas aspas). Abbie Cornish e Jenna Malone também ficaram perfeitas em seus devidos papéis no filme.

Os efeitos especiais também não decepcionam: temos robôs, dragões, naves, samurais, orcs e soldados mortos-vivos, todos produzidos e maquiados da melhor maneira. As cenas de luta são repletas de coisas impossíveis e câmeras lentas, com técnicas semelhantes às usadas em Matrix (Andy Wachowski, Lana Wachowski).

Zack Snyder fez, sem dúvida, um incrível trabalho em Sucker Punch - Mundo Surreal. Uma pena que tão tenha feito sucesso, mas isso não quer dizer que não seja um bom filme. É uma obra instigante, perturbadora, esteticamente linda, e com uma trilha sonora arrebatadora.

P.S.: Destaque para o cover de "Sweet Dreams (Are Made of This)",  feito pela própria Emily Browning.

Nenhum comentário:

Postar um comentário