terça-feira, 17 de junho de 2014

Resenha: A Guerra dos Tronos, de George R.R. Martin


Excelente
Editora: Leya
Páginas: 591
Tradutor(a): Jorge Candeias


Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.



***
Ler livros enormes é algo que assusta muita gente, até os leitores mais experientes. Levando isso em conta, não posso dizer que o infindável número de páginas de A Guerra dos Tronos não me intimidou, assim como  tamanho mínimo da fonte que é utilizada. Mas, em meio a uma história tão complexa e bem contada, esses detalhes vão por água abaixo quando você começa a imergir no universo de Westeros e a conviver com os personagens criados por George R.R. Martin.

A escrita do autor é extremamente detalhista, do tipo que informa você de tudo, mas ao mesmo tempo, é fluida e emocionante (características que eu acho difíceis de encontrar em uma mesma narrativa). Através de capítulos que se alternam entre o ponto de vista, acompanhamos o cotidiano de oito personagens: Eddard (Ned), Catelyn, Jon, Bran, Sansa, Arya, Tyrion e Daenerys, todos eles com suas particularidades e características marcantes. Simpatizei-me bastante com o Robb, o filho do Ned, e lamentei um pouco ele não ter nenhum capítulo exclusivo, mas eu gostei bastante da Daenerys e do Eddard, que me compensaram essa ausência.

Aliás, o número de personagens desse livro é inacreditável, tanto é que, no final, existe um apêndice com os nomes de todos eles, tal como uma pequena síntese da história de sua respectiva família. É preciso checá-lo constantemente, pois não é difícil se perder no meio de tanta gente.

O enredo é muito bem pensado: cada coisa se encaixa, uma complementa a outra. A história tem diversas camadas, e se subdivide tantas vezes que você chega a se perguntar como Martin teve cabeça suficiente para organizar tudo em algo plausível. Mas ele consegue, e de maneira inteligente, juntar tudo numa linha só e faz você acompanhar tudo de camarote, visto que ora você vê um lado da história, ora vê outro.

Em decorrência dessa alternância, é bastante difícil você dizer quem é o bom da história ou quem é o mau. Isso acontece porque não existem extremos no livro. Ninguém quer dominar o mundo ou fazer maldade por diversão. Assim como os "heróis" têm seus lados negros e sujos também. Claro, existem aqueles personagens que são mais honrosos e honestos do que outros, mas mesmo estes cometem erros (e grandes erros, rs) que os tornam, sobretudo, seres humanos. Sinceramente, isso foi um pouco inusitado pra mim, já que eu não esperava que A Guerra dos Tronos fosse tratar as pessoas de maneira tão real quanto essa. Por se tratar de algo mais medieval e distante dos nossos tempos, é de se imaginar que as questões abordadas sejam antiquadas e meramente dispensáveis, mas não: é possível listar uma infinidade de lições que o livro te ensina, largando a "magia" e introduzindo uma nova forma de ver as coisas, uma forma excepcionalmente realista e que se aplica tanto a Westeros quanto ao nosso mundo atual.

Mesmo assim, eu confesso que demorei bastante pra terminar de ler. Isso porque, como eu já disse no começo da resenha, o livro é infindável. Você lê, lê, lê, e a hora que vê não está nem na metade. Não acho que tenha alguma parte do livro que poderia ser cortada, e é por isso que eu acho totalmente justificável o tamanho da história.

Com uma escrita magnífica e uma história narrada de forma exímia, George R.R. Martin conseguiu se tornar um dos meus autores favoritos. As Crônicas de Gelo e Fogo talvez seja a melhor coleção atual do gênero. Não fosse o bastante, a série de TV da HBO baseada nos livros também é ótima, retratando muito bem o que se passa na história. Sem dúvida, A Guerra dos Tronos é altamente recomendável!

OBS: Dê preferência à leitura desse livro para dias em que você não esteja com a cabeça muito cheia, senão você pode confundir um monte de coisas (digo isso por experiência própria, ashuashua).

Nenhum comentário:

Postar um comentário